MEDICINA NO TRABALHO
Tem como finalidade a prevenção de alterações na saúde que sejam causadas ou agravadas pela atividade profissional e implementamos programas de promoção de saúde nos locais de trabalho.
Os benefícios da vigilância médica no trabalho são: diminuição do absentismo por doença e acidente, a melhoria da imagem da empresa e a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.
Quanto á Legislação em vigor (Artigos 211.º a 289.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de julho conforme Artº. 108º da Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, devidamente alterada pela lei 3/2014, de 28 de janeiro), os exames médicos e de diagnóstico por nos realizados, têm em vista verificar a aptidão física e psíquica do trabalhador para o exercício da sua profissão, bem como a repercussão do trabalho e das suas condições na saúde do trabalhador:
» Exame de admissão, antes do início da prestação de trabalho ou nos 15 dias seguintes à sua admissão.
» Exames periódicos, anuais para os trabalhadores menores de 18 anos e maiores de 50 anos, e de dois em dois anos para os restantes trabalhadores.
» Exames ocasionais, a realizar sempre que haja alterações na organização, meios ou ambiente de trabalho, bem como nos casos de ausência ao trabalho por período superior a (30) trinta dias, por doença ou por acidente. |
|