ESPECIALIDADES | Detalhes da especialidade

Neurologia » Neurologia
Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.

Informação:

Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar:

» Distúrbios do sono
» Neuro-infecções
» Epilepsias
» Doenças vasculares encefálicas
» Neuropatias
» Mielopatias
» Traumatismo crânio-encefálico
» Doenças neuro degenerativas
» Distúrbios dos movimentos
» Síndrome de Guillain-Barré
» Deficiência mental e Malformações congénitas do Sistema Nervoso

Electroencefalograma (EEG)

O EEG é um exame que permite o estudo do registo gráfico da actividade eléctrica do cérebro, através de eléctrodos aplicados no couro cabeludo. Este exame permite detectar actividades anormais em doenças diversas.
Na epilepsia, o EEG é indispensável, permitindo frequentemente uma confirmação do diagnóstico e uma classificação mais precisa do tipo de epilepsia que o doente tem, o que tem importância para a escolha do tratamento mais adequado. É importante salientar que um exame normal não exclui o diagnóstico. Por vezes uma repetição do exame o registo com maior tempo pode trazer informação acrescida.
Nas doenças inflamatórias do cérebro o EEG pode documentar a disfunção cerebral e existem padrões que permitem identificar uma causa específica
É ainda útil o diagnóstico de algumas formas de demências, certas infecções do sistema nervoso central, perturbações do metabolismo cerebral, entre outras ou ainda efeitos tóxicos de medicamentos.
É o único exame não invasivo que permite obter informações sobre o ESTADO FUNCIONAL do cérebro, diferendo dos exames de imagem que dão informação sobre a sua estrutura
O exame é simples, indolor, sem contra indicações e pode ser feito em qualquer idade.

Como é que o exame é realizado?
Geralmente o paciente estará acordado, sentado confortavelmente numa cadeira ou deitado numa marquesa, de olhos cerrados e num ambiente de penumbra. Terá que estar imóvel e muito relaxado. Em alguns exames pede-se ao doente que relaxe e tente adormecer durante a realização do exame.
Em algum momento durante o exame será pedido que respire acelerada e profundamente, para se obter um registo em hiperventilação. Muitas vezes também e realizada foto-estimulação: são colocadas luzes que piscam na frente do paciente, em diferentes velocidades; esta estimulação é particularmente importante no diagnóstico de algumas formas de epilepsia
O exame de rotina demora por volta de 20-30 minutos, o exame com prova de sono habitualmente é de 1hora.

Exige alguma preparação ?
Os eléctrodos são colocados no couro cabeludo, por isso deve trazer a cabeça limpa e os cabelos secos, sem nada aplicado ( gel, extensões, lacas, etc), vir alimentado, e tomar a medicação normalmente, trazer o nome dos medicamentos (se os tomar). Para o exame com sono, especialmente nas crianças requisitado com frequência, pois requerem mais tempo e atenção, o doente deve deitar-se o mais tarde e acordar o mais cedo possível para facilitar que adormeça durante o exame. O registo de sono pode fornecer dados adicionais extremamente importantes no traçado de EEG. Em casos especiais ou na própria requisição médica, poderá ser solicitada a privação de sono total (não dormir a noite toda, anterior ao exame).

Médicos da Especialidade
masculino.jpg » Dr. Peter Grebe
Neurologia
+ Ver detalhes

SERVIÇOS

Clínica geral
+ Medicina desportiva
+ Psicologia Clínica
+ Serviços de Enfermagem
+ Medicina no trabalho
+ Segurança no trabalho
+ Higiene e Segurança Alimentar
+ Controlo de Pragas

Obrigado pela sua preferência!!!

EGICLINICA - Serviços Médicos e Enfermagem, Lda
Clinica 1:
Av. Monsenhor Mendes do Carmo, 41
Castelos Velhos | 6300-586 Guarda
Tel. 271 095 000 (Chamada rede fixa nacional) | Tlm. 966 474 984 (Chamada rede móvel nacional)

Clinica 2:

Rua Calouste Gulbenkian, B3
6300-670 Guarda
Tel. 271 211 416 (Chamada rede fixa nacional) | Tlm. 967 100 900 (Chamada rede móvel nacional)
geral@egiclinica.pt
+351 271211416